O A-29, da Embraer, pode ser somado ao esquadrão dos Estados Unidos
A Força Aérea dos Estados Unidos está pesquisando o uso de aeronaves leves para combates. De acordo com o site Aviation Week & Space Technology, são dois modelos preferidos até agora que disputam a atenção dos oficiais norte-americanos, que criaram o programa OA-X (observer-attack experimental) para avaliar dois aviões: o brasileiro Embraer/Sierra Nevada A-29 Super Tucano e Textron AT-6.
O site aponta que o objetivo do programa OA-X é observar o comportamento das duas aeronaves em combate em algum lugar ainda não escolhido. Serão montados dois esquadrões e vários pilotos e mecânicos para efetuar testes.
O testes devem escolher qual avião se encaixará melhor no objetivo da Força Aérea, que é ter uma aeronave de reconhecimento, mas com opção de ataque a elementos terrestres.
Esta é provavelmente a primeira vez que a Força Aérea dos Estados Unidos envia um modelo de avião a combate antes mesmo de o adotar em seu esquadrão. Tecnicamente, as aeronaves que participarão do teste ainda pertecem à Embraer e Textron.